Comentário do Evangelho
29 de agosto de 2010 – 22º Domingo do Tempo Comum
Evangelho: Lucas 14, 1.7-14
O Evangelho desde domingo parte de uma observação de Nosso Senhor, que conduz a uma lição: “Observando também como os convivas escolheram os primeiros lugares, Jesus propôs-lhes a seguinte parábola: mas, quando fores convidado, vai toma o último lugar, para que, quando vier quem te convidou, te diga: amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas. “Lc 14, 7.10.
Essa afirmação de Jesus nos parece distante da realidade: “Vai, toma o ultimo lugar.” Porque em nosso mundo atual, muitas pessoas desejam o primeiro lugar e são capazes de tudo para obtê-lo. Muitos querem ser reconhecidos, uns pisam nos outros para estarem a frente , outros ainda abusam do poder que tem na função que ocupam.
Ao nosso mundo materialista, orgulhoso, exibicionista, Jesus apresenta o caminho da Santa Humildade.
A Humildade é aquela virtude de que nos faz reconhecer nossa limitações, nossa pequenez e ao mesmo tempo nos faz ver nossa necessidade do auxílio do Amor de Deus.
Santa Tereza De Ávila costumava dizer: “A humildade é a verdade.” E São Francisco dizia objetivamente: “O homem só é aquilo que é diante de Deus e mais nada.”
A Simplicidade é irmã da humildade, por isso o humilde é sempre simples no seu posicionamento com Deus, com os outros e no próprio conhecimento de si mesmo.
O orgulho, a soberba não ajuda a pessoa a ver Deus em sua vida nem o próximo que precisa de sua ajuda. O orgulho leva ao egoísmo, a buscar apenas os próprios interesses; enquanto a humildade nos abre para acolher a bondade de Deus e nos faz enxergar o outro como meu irmão.
A falta de humildade é um grande estrago pra a própria vida espiritual. Porque quanto mais se cresce na vida da fé, mais se deve atribuir os méritos a Deus e não a si próprio. A dificuldade começa a tornar-se presente quando eu vou dando passos largos na vida espiritual e vou achando-me melhor que os outros e já começo acreditar que não preciso mais de ninguém, até mesmo de Deus já não sinto necessidade. Quando se chega a essa altivez, Deus permite que caiamos do alto, para que embaixo lembremos que o Senhor é Ele e não nós. “Porque todo aquele que se exalta será humilhado e todo aquele que se humilhar será exaltado”. Lc 14,11. Santo Ambrósio já recordava: “A humildade é a rainha das virtudes”.
Entretanto, não podemos enganar-nos a humildade cristã não é baixa auto-estima, não é fugir a todas as funções e lugares. A autêntica humildade cristã é saber qual é nosso lugar na Igreja e o que podemos e devemos fazer pelo Reino de Jesus. A humildade ensina-me a ocupar o último lugar não como desprezado, o rejeitado, na verdade, ocupo o último lugar para que meus irmãos mais necessitados ocupem os lugares de honra. É por este motivo que Jesus exorta-nos: “Mas quando deres uma ceia convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos”. Lc 14,13.
“O homem só é aquilo que é diante de Deus e mais nada.”
São Francisco de Assis.
Que a Virgem Maria conceda-nos a graça especial de sermos sempre humildes, seguindo seu exemplo, ela que se apresenta assim: “Eis aqui a serva do Senhor”, “porque olhou para sua pobre serva”. Lc 1,38.48.
Que por intercessão da Virgem Maria, humilde serva do Senhor, aprendamos com humildade servir a Deus e ao próximo, para que ocupando o último lugar neste mundo seja-nos dado o Céu, como primeiro lugar.
Em Jesus,
Pe. Cesar Silva Rossi